Vitrine

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pensando sobre ciúmes


“Os amantes que confiam no ciúme para preservar o seu amor, ou são demasiado ingênuos ou são confiantes em demasia.”
Miguel de Cervantes

“O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser mau em prol de um prazer, renuncia a esse prazer; se te arriscas a ser um tirano em prol de um amor, renuncia a esse amor.”
Sílvio Pellico

“Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanente suspeita.”
Júlio César

“Um acesso de ciúmes pode levar um homem a cometer ações tão indignas, que uma vez passada a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado.”
Jean-Baptiste Massillon

“Se a mulher se irrita com o homem ciumento, muitas vezes isso sucede porque ela não se decide se tal ciúme é homenagem ao seu amor ou ofensa à sua virtude.”
Sthendal

“São sempre desatinadas as vinganças por ciúme.”
Miguel de Cervantes

“Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo.”
Paolo Mantegazza

“Por sua natureza e seus efeitos, o ciúme aproxima-se da inveja. Porém, entre o ciúme e a inveja permanecem algumas diferenças. Na inveja, sentimos que os outros possuem um bem que desejamos para nós, enquanto no ciúme defendemos um bem que julgamos nosso e que não desejamos ver partilhado com outrem.”
Pierre Charon

“Para que um bom relacionamento possa continuar de modo agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente como ocultar discretamente a suspeita.”
Sthendal

“Para certas mulheres altivas e donas de si, o ciúme do homem amado pode apresentar-se como a maneira especial de eles lhes mostrarem o valor que elas possuem.”
Sthendal

“Os ciumentos não precisam de motivos para ter ciúmes. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e nasce de si mesmo.”
William Shakespeare

“O ciumento passa a vida a tentar descobrir o segredo que lhe irá destruir a felicidade.”
Oxenstien

“O ciumento acaba sempre por encontrar mais do que procura.”
Madeleine de Scudéry

“O ciúme, que parece ter por objeto apenas a pessoa que amamos, prova que na verdade, apenas nos amamos a nós próprios.”
Pierre Corneille

“O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor.”
François de La Rochefoucauld

“O ciúme quando é furioso produz mais crimes do que o interesse e a ambição.”
Voltaire

“O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele.”
François de La Rochefoucauld

“O ciúme faz com que o ciumento veja sombras, fantasmas, com voz, com físico, com vida. Mas são visões , nada mais; eis que o ciúme também pode transformar lágrimas em cristais.”
Calderón de la Barca

“O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congénitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão.”
Paolo Mantegazza

“O ciúme é uma constrangida homenagem que a inferioridade presta ao mérito.”
Puisieux

“O ciúme é odioso quando proveniente de alguém que nos desagrada, mas pode até ser agradável quando demonstra a inquietude de um enamorado que nos cativou e que assim mostra seu apreço. Quanto mais zelo patentear, mais amor nos merece. ”
Moliere

Do NetFrases

Nenhum comentário:

Postar um comentário