Vitrine
terça-feira, 13 de julho de 2010
Pensando sobre ciúmes
“Os amantes que confiam no ciúme para preservar o seu amor, ou são demasiado ingênuos ou são confiantes em demasia.”
Miguel de Cervantes
“O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser mau em prol de um prazer, renuncia a esse prazer; se te arriscas a ser um tirano em prol de um amor, renuncia a esse amor.”
Sílvio Pellico
“Vale mais romper de uma vez do que alimentar permanente suspeita.”
Júlio César
“Um acesso de ciúmes pode levar um homem a cometer ações tão indignas, que uma vez passada a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado.”
Jean-Baptiste Massillon
“Se a mulher se irrita com o homem ciumento, muitas vezes isso sucede porque ela não se decide se tal ciúme é homenagem ao seu amor ou ofensa à sua virtude.”
Sthendal
“São sempre desatinadas as vinganças por ciúme.”
Miguel de Cervantes
“Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo.”
Paolo Mantegazza
“Por sua natureza e seus efeitos, o ciúme aproxima-se da inveja. Porém, entre o ciúme e a inveja permanecem algumas diferenças. Na inveja, sentimos que os outros possuem um bem que desejamos para nós, enquanto no ciúme defendemos um bem que julgamos nosso e que não desejamos ver partilhado com outrem.”
Pierre Charon
“Para que um bom relacionamento possa continuar de modo agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente como ocultar discretamente a suspeita.”
Sthendal
“Para certas mulheres altivas e donas de si, o ciúme do homem amado pode apresentar-se como a maneira especial de eles lhes mostrarem o valor que elas possuem.”
Sthendal
“Os ciumentos não precisam de motivos para ter ciúmes. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e nasce de si mesmo.”
William Shakespeare
“O ciumento passa a vida a tentar descobrir o segredo que lhe irá destruir a felicidade.”
Oxenstien
“O ciumento acaba sempre por encontrar mais do que procura.”
Madeleine de Scudéry
“O ciúme, que parece ter por objeto apenas a pessoa que amamos, prova que na verdade, apenas nos amamos a nós próprios.”
Pierre Corneille
“O ciúme, o receio de deixar, o medo de ser deixado são as dores inseparáveis do declínio do amor.”
François de La Rochefoucauld
“O ciúme quando é furioso produz mais crimes do que o interesse e a ambição.”
Voltaire
“O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele.”
François de La Rochefoucauld
“O ciúme faz com que o ciumento veja sombras, fantasmas, com voz, com físico, com vida. Mas são visões , nada mais; eis que o ciúme também pode transformar lágrimas em cristais.”
Calderón de la Barca
“O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congénitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão.”
Paolo Mantegazza
“O ciúme é uma constrangida homenagem que a inferioridade presta ao mérito.”
Puisieux
“O ciúme é odioso quando proveniente de alguém que nos desagrada, mas pode até ser agradável quando demonstra a inquietude de um enamorado que nos cativou e que assim mostra seu apreço. Quanto mais zelo patentear, mais amor nos merece. ”
Moliere
Do NetFrases
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário