Vitrine

sábado, 3 de julho de 2010

As fases do fim do casamento

O casamento acabou? A separação está doendo agudo? Então veja como atravessar as diferentes fases do processo de superação para que você possa lidar com maturidade quando o casamento acaba. Esteja preparada para as oscilações de sentimentos que vem pela frente.

Segundo o Godes, Grupo de Orientação para Descasados, criado pela psicoterapeuta Jacy Bastos, é preciso se permitir passar por essas fases. O sofrimento é inevitável, mas é possível de ser superado.

A DECISÃO

Os problemas da relação se tornam visíveis e insustentáveis. Qualquer atitude do parceiro é motivo para discórdias e discussões. Em certos momentos você fraqueja e sente medo de seguir a diante sozinha. Há uma série de fatores que estão além da relação amorosa que influenciam sua decisão. Entretanto, você se dá conta de que os prós foram cobertos pelos contras e decide expor toda situação.

A NEGAÇÃO

É a fase que você tenta acreditar que as coisas não estavam tão ruins assim. Tenta apaziguar os problemas para diminuir a dor do rompimento. O ser humano é ambivalente e os sentimentos também, portanto, vai levar tempo para que você se conscientize que tomou a decisão correta.

FRACASSO

Ninguém inicia uma relação pensando em terminar. Quando termina, o chão some e a tendência é achar que nunca conseguirá fazer com que alguém te ame novamente.

CULPA

Nesse momento a cabeça é tomada por uma série de questionamentos. “Onde foi que eu errei?”, “Por que o outro não gosta de mim?”, “O que aconteceu?”.

REJEIÇÃO

É difícil aceitar que a pessoa amada já não quer mais ficar com você. Diante disso, a auto-estima cai e a pessoa se sente desinteressante e pouco atraente. Cuidado para não se humilhar demais ou transformar a mágoa em rancor.

MEDO

Ele pode variar de pessoa para pessoa, mas sempre estará presente. Todas as suas certezas viram dúvidas e isso assusta. Medo de não conseguir ser feliz de novo, ficar sem ninguém para sempre, reconstruir a vida financeira e emocional sem ninguém.

OS ALTOS E BAIXOS

Existirão dias em que você vai se sentir muito bem e dias que não terá vontade de viver. Seu humor vai oscilar como uma onda. Não de desespere, essa sensação é normal. Com o passar do tempo, os dias ficarão mais fáceis e você aprenderá a lidar com a perda.

MANTER AMIZADE OU QUERER VINGANÇA?

Romper o cordão umbilical com quem era tão próximo não é fácil. Mas o tempo será seu aliado nesse momento e o afastamento será inevitável, mesmo que a separação tenha sido amigável. Não se sinta na obrigação de entender o que a pessoa que você amava está sentindo e permita-se sentir ciúme e sentimentos de posse, mas não deixe que eles tomem conta de você. Se souber que o outro alguém esta seguindo em frente te deixa mal, não procure querer saber sobre isso. Não cultive ódio porque sua relação não deu certo, esses sentimentos só fazem mal e corroem o coração.

COMEÇAR DE NOVO

Para aceitar essa nova realidade será preciso coragem e vontade de querer ser feliz novamente. Você sentirá medo e que algo está fora do lugar. Diante dessa situação, procure manter por perto pessoas queridas e que lhe fazem bem nos momentos de solidão. Não desanime diante das dificuldades.

A PERDA DEFINITIVA

Esse sentimento vem quando a pessoa que você amava começou um relacionamento com outro. Tristeza, acessos de ciúme e comparação com o novo amor vão aparecer. É a constatação de que sua relação acabou e que existe outro alguém em seu lugar.

Por Cínthya Dávila (MBPress)
Do Vila Dois

5 comentários:

  1. Sempre acho que namoro, casamento, romance, tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa: Ah, terminei o namoro... Nossa, estavam juntos há tanto tempo...Alguns anos ... que pena! Acabou....É... não deu certo...Claro que deu! Deu certo durante alguns anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam. As vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? E não temos essa coisa completa. Às vezes ela é fiel, mas é devagar na cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ela é muito bonita, mas não é sensível. Tudo junto, não vamos encontrar. Perceba qual o aspecto mais importante para você e invista nele! Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia. E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona.... Acho que o beijo é importante... e se o beijo bate....se joga... se não bate.... mais um Martini, por favor e vá dar uma volta. Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer. Não brigue, não ligue, não dê pití. Se a pessoa tá com dúvidas, problema dela, cabe a você esperar... ou não. Existe gente que precisa da ausência para querer a presença. O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Nada de drama. Que graça ter alguém do seu lado sob pressão? O legal é alguém que está com você, só por você. E vice versa. Não fique com alguém por pena. Ou por medo da solidão. Nascemos sós. Morremos sós... Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento. Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? Gostar dói... Muitas vezes você vai sentir raiva, ciúmes, ódio, frustração.... Faz parte. Você convive com outro ser, um outro mundo, um outro universo. E nem sempre as coisas são como você gostaria que fosse.... A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal você não é TERAPEUTA. Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. E nem todo sexo bom é para descartar... Ou se apaixonar... Ou se culpar....Enfim...quem disse que ser adulto é fácil ?????

    ResponderExcluir
  2. Já passei pela fase da separação. E o sofrimento foi para ambos. Ele por amar demais, eu pelo comodismo que vivia. Nos três primeiros meses senti falta até das brigas, dormia mal, parece que mesmo não amando, faltava um pedaço; entendi o porquê de muitos preferirem viver juntos a passar pelas estrada das dores da separação. Contudo, para mim, amizade só não bastava, não poderia passar pela vida sem saber o que é o amor. Hoje, já sei a definição: amar, perdoar, amar. Não é dá uma colher de chá ao outro, quando ele erra, mas sim uma colher de sopa; é aprender a respeitar as diferenças, os defeitos e qualidades. Os defeitos devemos lapidá-los e é uma tarefa muito difícil. Por fim, aprendi que mesmo assim, o tempo é ingrato, com a convivência o amor não tardará em se transformar novamente numa grande amizade. Não temos pra onde correr, esta é a realidade.( Scarlet Mayara )

    ResponderExcluir
  3. TUDO TEM PRAZO DE VALIDADE...OS RELACIONAMENTOS NÃO SÃO DIFERENTES.
    QUANDO CHEGA ESTA HORA É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA...CONTINUAR JUNTO SUPORTANDO E RECLAMANDO DE TUDO PORQUE SE ACOSTUMOU COM AQUELA PESSOA, OU SAIR FORA E PARTIR EM BUSCA DA FELICIDADE, VIVER O RESTANTE DA VIDA QUE SOBROU SEM TER NINGUÉM PRA ENCHER O SACO E QUERER DISCUTIR A RELAÇÃO TODA HORA.
    NÃO HÁ DINHEIRO QUE COMPRE SAÚDE E FELICIDADE!!!

    ResponderExcluir
  4. ...Se eu soubesse que casamento fosse tão bom eu teria me separado ha muito mais tempo!!!

    ResponderExcluir
  5. CASAMENTO É UM CONTRATO DE ALTO RISCO QUE VOCÊ ASSUME, E AS PESSOAS NÃO TE AVISAM ANTES DO QUE DE RUIM PODE TE ACONTECER.
    NO DIA QUE VOCÊ PEDE A SEPARAÇÃO E ENTRA NO FÓRUM PARA A AUDIÊNCIA DE ACERTO DE CONTAS, VOCÊ SE DÁ CONTA QUE TODO MUNDO QUER TE PELAR VIVO...OS ADVOGADOS SE COMPORTAM FEITO AVE DE RAPINA, O JUIZ COMO UM CARRASCO PRONTO PARA TE DECEPAR.
    UMA COISA É CERTA...ALI NA "VARA DA FAMÍLIA" O QUE MENOS INPORTA É A FAMÍLIA.
    DIFICILMENTE HAVERÁ POSSIBILIDADE DE RECONCILIAÇÃO PELO TRAUMA QUE SE PASSA NAQUELA SALA SOMBRIA.
    CASAMENTO PARA MIM FOI IGUAL TOMAR CHÁ DE LOSNA, AQUELA ERVA AMARGA COMO FÉL, NUNCA MAIS!!!
    ADRIANO REIS

    ResponderExcluir