Vitrine

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Teoria de Maslow (ou Teoria Comportamental)

“Um músico deve compor,
um artista deve pintar,
um poeta deve escrever,
caso pretendam deixar seu coração em paz.
O que um homem pode ser, ele deve ser.
A essa necessidade podemos dar o nome de
auto-realização.”

Abraham Harold Maslow (1908 - 1970), psicólogo americano.

A Teoria de Maslow é também conhecida por Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das Necessidades.

Foi desenvolvida por Abraham Maslow em 1943, e procura estabelecer uma escala de valores para as necessidades do ser humano; para isto, tais necessidades são classificadas em grupos relacionados com o sua natureza e com o grau de prioridade.

Maslow classificou as necessidades em cinco grupos, ordenando-os em forma de uma pirâmide.

Da base para o topo da pirâmide, os grupos tornam-se menos prioritários. Isto significa que as necessidades dos níveis mais baixos têm de ser atendidas para que o ser humano almeje os níveis superiores. À medida que um nível é satisfeito, a pessoa busca alcançar o nível imediatamente acima.

Uma descrição resumida de cada grupo de necessidades:

Fisiológico: reúne as necessidades básicas, associadas à fome, sede, sono, saúde, e todas as necessidades diretamente relacionadas à sobrevivência do indivíduo.

Segurança: são necessidades relacionadas com todo risco, real ou imaginário, de morte; fazem o indivíduo buscar por segurança, estabilidade, proteção, previsibilidade. Também são necessidades relacionadas com a sobrevivência.

Social: necessidades sociais estão relacionadas com a busca do indivíduo pela associação a outros indivíduos. Na medida em que o indivíduo sente-se satisfeito quanto aos aspectos fisiológicos e de segurança, passa a buscar na relações sociais, seu fortalecimento como membro da espécie.

Estima: são necessidades relacionadas ao ego. Quando as necessidades sociais são atendidas, o indivíduo passa a buscar algo mais: orgulho, auto-estima, auto-respeito, progresso, confiança, reconhecimento, apreciação, admiração etc.. Algo que o diferencie e o destaque dos demais.

Auto-realização: tais necessidades relacionam-se com a busca do indivíduo por realizar seu potencial, alcançando a auto-realização, a auto-satisfação e o auto-desenvolvimento.

Transcendência: na medida em que o indivíduo alcança sua auto-realização, passa a buscar colaborar na auto-realização de outras pessoas. Este nível não fazia parte da proposta inicial de Maslow, sendo incorporada na fase final de seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário