Vitrine

sábado, 26 de junho de 2010

Bunda de tanajura

Não, este não é um conto erótico. Vou falar de um costume que era muito comum na região Norte, comer bunda de tanajura. Frita. Em determinada época do ano surgiam, vindas não sei de onde, nuvens de tanajura - também conhecida como içá  -  formiga alada da família das saúvas, de bumbum avantajado, que dizem os que já degustaram ser uma verdadeira delícia.

Confesso que eu nunca comi. Minha participação na brincadeira era somente na parte da caçada. Ficava aquele bando de meninos pra cima e pra baixo na rua, cada um munido de seu puçá improvisado. Às vezes até o véu da avó ir à igreja servia de rede de caçar borboletas, ou no caso, tanajuras. Depois de horas de diversão com a caçada a meninada reunia-se, juntava todas as bundas das tanajuras caçadas numa vasilha - geralmente uma lata porque as mães não liberavam as panelas da cozinha para essa farra - e faziam uma farofada em fogareiro arranjado na ocasião.

Existe até uma receita de farofa de tanajura no Mais Você, da Ana Maria Braga. Que tal experimentar um prato exótico? Por favor, contem aqui no Filho de Barbeiro como foi degustar essa iguaria indígena.

Adriano Trinta

4 comentários:

  1. Era competição do No Limite? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. nunca comi,mais acho essa proteina selvagem como esses formigoes muito mais higienico e natural do que muitos carnes por ai.

    ResponderExcluir