Vitrine

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vai de Conga ou Kichute ?




Minha vida de estudante foi toda em escola pública.

Escolas particulares existiam poucas e era algo muito distante para os não privilegiados financeiramente. Nisso não difere em nada dos dias de hoje, nao é ?

Usava-se o uniforme padrão. Calça comprida azul marinho para os meninos, saia da mesma cor para as meninas. Camisa branca para todos.

Comprava-se o bolso na escola, já pintado com a logomarca e as divisas com a identificação da série. Mandava-se confeccionar o uniforme numa costureira.

Não podia ser calça jeans e a meninas não podiam usar calça comprida.

Capitulo especial para o calçado. Podia ser sapato preto, Kichute ou Conga azul.

C-O-N-GA !

O tênis da época. De lona e borracha. Com uma biqueira característica. Era o que suportava o tranco da meninada. Podia sair chutando pedras sem problemas que a Conga aguentava. Só tinha um problema. Com o uso e as consequentes lavagens a Conga ia ficando horrível. Lona desbotada. Muito feia.

Ia ficando feia, mas em perfeito estado de uso. Esse era o problema. Enquanto cabia no pé tinha que usar porque não ia ganhar outra.

Aí é que entrava o calçado preferido dos meninos. O Kichute. Preto. Além de mais vistoso e esportivo ainda podia ser engraxado. 

Algum tempo depois surgiu a evolução da Conga. Era a Conga All Color, uma versão esportiva, sem a tradicional biqueira.

Era mais cara que a outra. Mas, pra pobre o que falta em dinheiro sobra em criatividade. A meninada pegava a Conga simples e cortava a biqueira com gillete. Ficava igualzinha.

Fui fazer isso com uma Conga novinha que minha mãe tinha me dado. Errei a mão e cortei a lona.

Sobrou pra mim uma surra e usar a Conga furada o ano todo.

Por Adriano Trinta

3 comentários:

  1. usei muito conga e kichute, isso sim foi um tempo bom!!

    ResponderExcluir
  2. Nu, como usei! tinha uma vergonha da porra desse tenis,meu sonho era um wal star que os riquinhos do Colegio Batista usavam e hoje varios modelos iguais a conga estao nos pés de todo mundo, super na moda.o mundo da voltas e voltas mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Conga era o que tínhamos condição de usar, mas estudávamos . hj a juventude só usa Nike, Adidas e não produz nada.

    ResponderExcluir