Vitrine

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Posso errar ?



Há pouco tempo fui obrigada a lavar meus cabelos com o xampu “errado”. Foi num hotel, onde cheguei pouco antes de fazer uma palestra e, depois de ver que tinha deixado meu xampu em casa, descobri que não havia farmácia nem shopping num raio de 10 quilômetros. A única opção era usar o dois-em-um (xampu com efeito condicionador) do kit do hotel. Opção? Maneira de dizer.

Meus cabelos, superoleosos, grudam só de ouvir a palavra “condicionador”.

Mas fui em frente. Apliquei o produto cautelosamente, enxaguei, fiz a escova de praxe e.. surpresa! Os cabelos ficaram soltos e brilhantes — tudo aquilo que meus nove vidros de xampu “certo” que deixei em casa costumam prometer para nem sempre cumprir. Foi aí que me dei conta do quanto a gente se esforça para fazer a coisa certa, comprar o produto certo, usar a roupa certa, dizer a coisa certa — e a pergunta que não quer calar é: certa pra quem? Ou: certa por quê?

O homem certo, por exemplo: existe ficção maior do que essa? Minha amiga se casou com um exemplar da espécie depois de namorá-lo sete anos. Levou um mês para descobrir que estava com o marido errado. Ele foi “certo” até colocar a aliança. O que faz surgir outra pergunta: certo até quando?

Porque o certo de hoje pode se transformar no equívoco monumental de amanhã. Ou o contrário: existem homens que chegam com aquele jeito de “nada a ver”, vão ficando e, quando você se assusta, está casada — e feliz — com um deles.

E as roupas? Quantos sábados você já passou num shopping procurando o vestido certo e os sapatos certos para aquele casamento chiquérrimo e, na hora de sair para a festa, você se olha no espelho e tem a sensação de que está tudo errado? As vendedoras juraram que era a escolha perfeita, mas talvez você se sentisse melhor com uma dose menor de perfeição. Eu mesma já fui para várias festas me sentindo fantasiada. Estava com a roupa “certa”, mas o que eu queria mesmo era ter ficado mais parecida comigo mesma, nem que fosse para “errar”.

Outro dia fui dar uma bronca numa amiga que insiste em fumar, apesar dos problemas de saúde, e ela me respondeu: “Eu sei que está errado, mas a gente tem que fazer alguma coisa errada na vida, senão fica tudo muito sem graça. O que eu queria mesmo era trair meu marido, mas isso eu não tenho coragem. Então eu fumo”. Sem entrar no mérito da questão — da traição ou do cigarro —, concordo que viver é, eventualmente, poder escorregar ou sair do tom. O mundo está cheio de regras, que vão desde nosso guarda-roupa, passando por cosméticos e dietas, até o que vamos dizer na entrevista de emprego, o vinho que devemos pedir no restaurante, o desempenho sexual que nos torna parceiros interessantes, o restaurante que está na moda, o celular que dá status, a idade que devemos aparentar.

Obedecer, ou acertar, sempre é fazer um pacto com o óbvio, renunciar ao inesperado.

O filósofo Mario Sergio Cortella conta que muitas pessoas se surpreendem quando constatam que ele não sabe dirigir e tem sempre alguém que pergunta: “Como assim?! Você não dirige?!”. Com toda a calma, ele responde: “Não, eu não dirijo. Também não boto ovo, não fabrico rádios — tem um punhado de coisas que eu não faço”. Não temos que fazer tudo que esperam que a gente faça nem acertar sempre no que fazemos. Como diz Sofia, agente de viagens que adora questionar regras: “Não sou obrigada a gostar de comida japonesa, nem a ter manequim 38 e, muito menos, a achar normal uma vida sem carboidratos”.

O certo ou o “certo” pode até ser bom. Mas às vezes merecemos aposentar régua e compasso.

Por Leila Ferreira
Do Quem lê, viaja

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma saída, já que as palmadas estão proibidas por lei

A maioria das pessoas considera, hoje em dia, que “pegar pesado” com as crianças seja inapropriado, inclusive depois da legislação específica entrar em vigor.

Eu sempre usei outros métodos para controlar meu filho quando ocorria "um daqueles dias endiabrados".
Era um método que foi e tem se mostrado muito eficiente até hoje:
"Levava a criança para dar uma volta de carro".

Durante o tempo que durava o passeio, não nos falávamos...
Eu deixava o tempo necessário para que ele refletisse sobre seu comportamento.

Não sei se eram as suaves vibrações do veículo que o relaxava, ou simplesmente era o fato da criança ficar sem suas distrações habituais: TV, videogame, computador, etc.

O que sei é que meu filho, após as voltas de carro, ficava muitíssimo mais tranquilo.

Creio, talvez, que o contato visual dinâmico, decorrente do deslocamento do carro, que ocorria durante todo o tempo do passeio era o que realmente propiciava estes resultados tão bons.

Vejam uma foto que tirei de um desses passeios de carro.
Se quiserem podem utilizar essa mesma técnica.
Garanto que funciona.





Este método é muito útil também com sobrinhos, primos e netos




HUAHUAHUAHUAHUA !

BRINCADEIRINHA, GENTE !



sábado, 28 de agosto de 2010

Nome do medicamento: HOMEM



INDICAÇÕES:

Homem é recomendado para mulheres em geral. Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insônia, etc....

POSOLOGIA E MODO DE USAR:

Homem deve ser usado pelo menos três vezes por semana. Não desaparecendo os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro. Homem é apropriado para uso externo ou interno, dependendo das necessidades da mulher.

PRECAUÇÕES:

Mantenha longe do alcance das amigas.

Manuseie com cuidado, pois o Homem explode sob pressão, principalmente quando associado a álcool etílico.

É desaconselhável o uso imediatamente após as refeições.

APRESENTAÇÃO:

Mini, Midi, Plus ou Super Mega Maxi Plus

CONDUTA DE OVERDOSE:

O uso excessivo de Homem pode produzir dores nas ancas,dores abdominais, entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banhos de assento, repouso, e contar vantagem para a melhor amiga.

EFEITOS COLATERAIS:

O uso inadequado de Homem, pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes.

O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjoo, fadiga crônica e, em casos extremos, lesbianismo.

PRAZO DE VALIDADE:

O número do lote e a data de fabricação, encontram-se no Bilhete de identidade e no cartão de crédito.

COMPOSIÇÃO:

Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do complexo P.

Atenção: não contém SIMANCOL.

CUIDADO:

Existem no mercado algumas marcas falsificadas, a embalagem é de excelente qualidade, mas quando desembrulhado, verifica-se que o produto não fará efeito nenhum, muito pelo contrário, o efeito é totalmente oposto, ou seja, além de não ser eficaz no tratamento das mulheres, podem agravar os sintomas e até inibindo o efeito do medicamento correto.

INSTRUÇÕES:

1 - Ao abrir a embalagem, faça uma cara neutra: não se mostre muito empolgada com o produto. Se fica muito seguro de si, o homem não funciona bem e vive dando defeito.

2 - Guarde em local fresco (homem fedorento não dá) e seguro (não esqueça que ele é o sexo frágil).

3 - Deixe fora do alcance daquela vizinha loira e sorridente. Ela pode fazer um estrago no seu produto.

4 - Para ligar, basta uns beijinhos no pescoço pela manhã. Para desligar, providencie uma noite de sexo. Ele dorme feito uma pedra e não diz nem boa noite (falta de educação é um defeito de fábrica).

5 - Programe-o para assinar os talões de cheque sem fazer muitas perguntas.

6 - Carregue as baterias três vezes por dia: café da manhã, almoço e jantar. Mais do que isso provoca pneuzinhos indesejáveis.

7 - Em caso de defeito, algumas táticas costumam dar certo: Comece escondendo o controle remoto. Se a falha persistir, cancele o futebol do fim de semana e o chope com os amigos.

Mas se o problema for grave mesmo, é preciso tratamento de choque: a única solução é greve de sexo.

8 - Coisas que ele sabe fazer bem (trocar lâmpada, abrir vidro de palmito, azeitonas e maionese, abrir latas em geral, trocar pneu, carregar malas, pregar pregos na parede, trocar torneiras, chuveiros etc ) devem ser estimuladas.

ATENÇÃO:

Homem não tem garantia e todas as espécies são sujeitas a defeitos de fábrica, como deixar toalha molhada na cama, urinar na tampa da privada, deixá-la levantada, fazer bagunça, espalhar as coisas,criticar, reclamar, se auto-exaltar, beber demais, comer cebola, esquecer datas de aniversário, roncar, etc....

Não existe conserto. A solução é ir trocando até que se ache a fórmula ideal, recentes pesquisas informam que ainda não foi INVENTADA; mas não custa tentar.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O amor também se cansa



A despeito do que poderiam os desavisados pensar, amor e cansaço não são incompatíveis. As pessoas cansam de amar, cansam mesmo.

Cansam de amar no vácuo, no vazio, a contra-gosto, na marra, na mão única, com esforço, no amor à camiseta, cansam de amar quando amar é uma luta inglória, é uma sede saciada a conta-gotas.

As pessoas cansam de nos amar apesar de nos amarem muito, as pessoas cansam de nos amar quando o amor é à custa de teimosias, defeitos, desaforos, desatenções, estupidezes, falhas de caráter, falta de tempo, descuidos, TPM, stress, chatice, drama, descaso, reclamações, egoísmo, omissões, negligências, filhadaputices, prioridades outras, grosserias, inaptidões, incapacidades, má administração, indiferença, cronograma insano, sacanagens, ingratidões, desídia, pouco caso, desconsideração, intolerância.

O amor suporta muito e não espera um escambo de atenção e sentimento, mas o amor tem ida e vinda, tem mão dupla, tem uma razão outra que não é puro altruísmo e desapego. Não pense que quanto mais o outro suporta, quanto mais o outro luta, maior é o seu amor. Isso é uma sabotagem imbecil de quem não se sente merecedor ou capaz de retribuir.

Pai dedicado cansa. Filho devoto cansa. Irmão parceiro cansa. Amigo de fé cansa. Até o grande amor cansa. As pessoas cansam e desamam e se perdem e vão embora e não voltam mais. Amor não é para sempre, não, não se engane. O que é para sempre é saudade.

E a gente fica triste e fica infeliz e fica miserável e fica com a vida besta e vazia depois que quem nos ama desiste, a gente fica com a vida oca, fica tudo preto e branco e a gente acha que tudo bem, que vai ficar tudo bem e a gente se engana que supera, paciência, não era pra ser, não era forte o suficiente, não era verdadeiro o suficiente, mas não fica tudo bem, não supera coisa nenhuma, não era pra ser uma ova.

Nananinanão, senhor.

Porque a gente também cansa da tristeza e do vazio, a gente também cansa da solidão e da miséria, a gente também cansa da infelicidade, mais cedo ou mais tarde, e aí ó, babaus, já cansaram de nós.

Portanto, não ponha o amor à prova. Não se proponha a testar até onde ele suporta. Amor não é gincana, não é rali, não é prova de resistência. Amor é pra amar e cuidar muito bem. Já chega o fato de que tem todo o resto do mundo para criar problema, para dar trabalho, para dificultar as coisas. Lute por e não contra. Lute muito, lute bastante.

Mereça o seu amor enquanto ele ainda é seu e ainda está aqui.

Por Patrícia Antoniete

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cantadas para mulher feia

Use-as com moderação. Somente quando estiver muito afim de não ganhar a mulher.


-Você tem fogo?
-Sim.
-Então cospe, DRAGÃO!

Nossa! Que mulher DEZ!
DEZmaiada, DEZtruida e DEZtrocada!!!

Quando tiver duas barangas no meio da rua, você diz:
-A do meio é uma gracinha!

Olha, eu já vi alguns animais em decomposição, mas eu pensei que estivessem todos mortos!

Você é mais feia que um banguelo gritando “Gol”.

Você não é feia. A sua beleza que é rara.

O que aconteceu com você? Tacaram fogo e apagaram na paulada?

Alguém já lhe disse que você é linda? Não? Mas é claro, quem conseguiria mentir tanto assim…

Quando três meninas estiverem andando na rua, você diz:
-Olha as três graças: a sem graça, a desgraça e a nem de graça.

Cuidado, minha filha! Mulher feia e urubu comigo é na pedrada!

Olha que broto… sauro.

Você é bonita… Pena que está no planeta errado.

-Me dá seu telefone.
-Pra quê?
-Para eu nunca ligar, nunca, nem por engano!

Você não é feia … apenas nasceu diferente.

Deus castiga, mas o que Ele fez contigo foi muita maldade.

Ela passa por você quando ela tiver de costas pra você grite bem alto:
-Volta, volta, volta!
Quando ela olhar pra trás toda feliz complete a frase:
-Volta pro inferno demônio!



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cantadas de pedreiro


  • Você é o ovo que faltava na minha marmita.
  • Eu beberia o mar se você fosse o sal.
  • Não sabia que flor nascia no asfalto.
  • Tô fazendo uma campanha de doação de órgãos! Não quer doar seu coração pra mim não?
  • Nossa, Você é tão linda que não caga, lança bombom!
  • Ohhh… essa muié e mais um saco de bolacha, eu passo um mês…
  • Você é sempre assim, ou tá fantasiada de gostosa?
  • Você é a areia do meu cimento.
  • Ahhh se eu pudesse e meu dinheiro desse!
  • Suspende as fritas…. o filé já chegou!
  • Você não usa calcinha, você usa porta-jóia.
  • Ae cremosa… Vou te passar no pão e te comer todinha!!
  • O que que esse bombonzinho está fazendo fora da caixa??
  • Você não é pescoço mais mexeu com a minha cabeça!
  • Sexo mata!!! Quer morrer feliz?
  • Vamos pra minha casa fazer as coisas que eu ja falei pra todo mundo que a gente faz?
  • Você é a lua de um luau…. Quando te vejo só digo – uau uau!
  • Nossa, quanta carne…. e eu lá em casa comendo ovo!
  • Essa sua blusa ficaria ótima toda amassada no chão do meu quarto amanhã de manhã!
  • Se você fosse um sanduíche teu nome ia ser X-Princesa…
  • Nossa! Que pernas lindas! Que horas que abre ?
  • Você acredita no amor de Deus? - Sim! - Então fica comigo pelo amor de Deus!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marketing ou Lenda ?



Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição ter na frente um lindo gramado.

E, para este serviço, há diversos jardineiros autônomos que fazem reparos nestes jardins.

Um dia, um executivo de marketing de uma grande empresa Americana contratou um desses jardineiros.

Chegando a sua casa o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade. Claro que o executivo ficou surpreso.

Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone.

O executivo encantado com a educação do garoto, prontamente atendeu ao pedido e muito curioso com a atitude do garoto, não pôde deixar de escutar a conversa.

O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:

- A senhora está precisando de um jardineiro?
- Não. Eu já tenho um - respondeu a senhora.
- Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.
- Isso o meu jardineiro também faz.
- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço, disse o garoto.
- Mas isso o meu jardineiro também faz.
- Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
- O meu jardineiro também me atende prontamente.
- O meu preço é um dos melhores.
- Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou:

- Você perdeu um cliente?

- Não, respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita com o meu serviço.

A mensagem de hoje é para você que tem metas a cumprir e precisa de muita determinação, paciência e tolerância para que seus objetivos sejam alcançados.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mulheres aproveitadoras

Mulheres que usam a beleza para tirar proveito de homens, fazendo caras como você, pensarem que tem uma chance com elas


Jessica é nova na sua turma, e ela é simplesmente linda. Ela tem um corpo perfeito, cabelos longos, pele lisa, perfume de anjo e voz doce. Ela veio se sentar ao seu lado, e puxou papo logo de cara. Você abriu aquele sorriso largo, até meio tímido, e em poucos segundos, estava dizendo sim pra tudo o que ela queria. Olha que você já se ofereceu pra arrumar o probleminha no computador dela, pensando que se deu bem...

Quem São Elas?

Beijinho? Faz meu relatório antes!

Pode ser que uma aproveitadora não tenha noção total do poder que exerce sobre os homens, mas sim, mais cedo ou mais tarde elas saberão disso, ou estarão "viciadas" em usar todo esse poder. Se elas irão usar toda essa sedução pra se dar bem, tirar proveito de tudo, é o que irá definir o caráter dela no futuro.

Parece fantasia não é? Mas o poder que uma mulher bonita pode exercer em um homem é impressionante.

Não citei homens, porque isso praticamente não acontece com eles. Neste momento, sendo bem sincera, vemos uma diferença entre os sexos, onde um homem bonito, não se aproveita de uma mulher feia pra ter favores concedidos de volta. Pode até acontecer, mas é bem incomum. Se o homem quer se aproveitar, ele não faz rodeios, ele simplesmente se aproveita.

A mulher aproveitadora, pode arrastar levar a situação por muito tempo, sem que o rapaz perceba que está sendo feito de idiota, e estou aqui hoje para desmascarar as Mulheres Aproveitadoras, e fazer você dar uma olhadinha em volta, pra ver se consegue identificar alguma, ou quem sabe, perceber se está sendo vitma de uma ou não. Saiba como não ser mais enganado por esse tipo.

A primeira coisa que identifica uma aproveitadora é a beleza. Por ela ser bonita, sempre será bem recebida e elogiada onde for, desde pequena, começando pela escola. Elas não são tímidas, porque sentem segurança em fazer qualquer coisa e conversar com todos, porque sua beleza gera uma certa simpatia. À medida em que ela cresceu e atingiu o início da juventude, ela já tem malícia suficiente pra tirar proveito do que ela tem de melhor (a beleza), e como os rapazes farão tudo o que ela quiser sempre, ela muitas vezes pode não perceber "totalmente" (pelo menos não de início), que eles fazem de tudo só pra conquistá-la.

O Que Elas Fazem?

Você é um cara tãaao legal!

Elas são cheias de si em geral, e tem os homens à sua volta em seus pés. No trabalho, num bar, numa loja, no ciclo de amizades, na escola ou faculdade, cursinhos etc...

É difícil um homem contrariar uma aproveitadora, a menos que ele saiba reconhecer o tipo. Numa loja, elas são capazes de falar manso e conseguir um desconto, ou até que o rapaz encomende aquilo que ela está querendo, ou revire o estoque pra encontrar o que ela procura, uma coisa que ele não faria pra outra pessoa; saiba que ela não terá feito nada de diferente, além de dar um sorriso "sensual", uma leve movimentada com a cabeça para os lados, um giro nos cabelos, ou qualquer coisa que pareça um ato inofensivo.

Vou citar uma lista de coisas que as aproveitadoras fazem, que você poderá identificar se está sendo vitma de uma. Vale ter antes na sua cabeça, que você pode cair na armadilha sem notar, porque estará na ilusão de que consiga qualquer coisa, ou só pelo fato de estar conversando com ela, seu ego já pode estar totalmente satisfeito, que você nem percebeu.

Foco no sexo masculino: Diferente de uma pessoa simpática, a aproveitadora não age da mesma forma com mulheres. Ela sabe muito bem que suas artimanhas não funcionam em pessoas do mesmo sexo, e se quiser uma investida numa loja, ela irá procurar vendedores homens. Homens irão tratá-la muito melhor, de uma forma "diferencial".

Superprodução: Ao contrário de uma mulher bonita que não usa sua beleza pra conseguir o que quer, essa oportunista é quase uma top model de Shopping Center. Se veste como uma celebridade até pra ir na padaria se bobear. Ela estará sempre melhor vestida ( ou melhor, exagerada pra ocasião), do que qualquer outra mulher, e vai parecer uma beldade de capas de revista. Ao contrário de uma mulher que se veste bem pra certas ocasiões, mas que pode ser vista num jeans básico pra ir num bar, a aproveitadora vai ter um salto alto, lantejoulas, batom molhado, etc, em comparação à sua amiga.

Sorri e suspira demais: Nada mais sensual do que um suspiro dando ênfase a um problema que ela não esteja conseguindo resolver, ou uma risadinha com gemidos marotos que entrarão pelos ouvidos dos despercebidos, como feitiço. Estes "sinais", fazem parte do arsenal delas, e certamente se você estiver de fora observando, verá a atenção de todos os homens que foram "atingidos" pelo "feitiço", voltados para ela, dizendo sim pra qualquer coisa que ela quiser nos próximos instantes. Cuidado, ela estará SEMPRE sorrindo.

Charme : Nada mais sedutor do que o olhar 43 de uma mulher, mas ainda "pior" que isso, olhos bem maquiados, e cabelos dançando de um lado pro outro. Toda mulher sabe muito bem aquilo que tem de melhor, e quais "armas" podem usar pra seduzir. A aproveitadora dispõe de todas as armas possíveis, já que ela não tem "defeitos" externos. Então, atenção redobrada aos cabelos e olhares.

Homens Mais frágeis: Se você não faz o tipo bonitão, não é muito seguro de si, e fica um pouco sem graça diante de uma mulher muito bonita, você é o alvo número um. Uma mulher linda, superproduzida ou cheia de charme, não se aproxima de alguém que não tenha muito o que oferecer se ela não estiver interessada em algo - que não é você de certa forma - então se isso acontecer, pode saber que ela está querendo se aproveitar da situação. Pra uma aproveitadora, "sugar" de caras bonitões ou "safos", é bem mais difícil, porque eles são quem irão "se aproveitar", e não deixarão a situação se estender por muito tempo. Em geral esses homens já conhecem esse tipo de mulher, ou são simplesmente iguais a elas, e o joguinho não vai funcionar.

No Colegial

Como o assunto é bem longo, vou focar um pouco no período onde as aproveitadoras aparecem mais, que é nas salas de aula.

Para identificar essa garota na sua sala, perceba:

Além de linda e legal, ela tem mais amigos homens do que mulheres. Alguns grupos de garotas (principalmente as mais simples), não irão topar nem de longe essa garota. Ela irá pedir pra você fazer trabalhos pra ela, deixar o nome dela entrar nos trabalhos, colaborar pouco e conseguir muito, furar filas, ter privilégios que outras não tem, ter professores (apenas os homens), cedendo vantagens ou notas pra elas.

Elas irão alegar que as outras garotas são invejosas, e de certa forma isso é verdade. Veja o ponto:

O garoto que "Ana" está afim, está fazendo tudo pra uma aproveitadora, e isso deixa Ana um pouco indignada, já que ela não seria capaz de tanta cara de pau e oportunismo, até porque Ana gosta dele. Ana pode até ser bonita, mas não gosta de usar isso, porque acha vulgar.

Mas porque ninguém consegue competir com uma aproveitadora? Todas as meninas bonitas são aproveitadoras?

Ninguém consegue competir com elas, porque elas são caras-de-pau. Elas não estão nem aí para os sentimentos do cara, e nem tem vergonha de ser exibida e querem sempre ser o centro das atenções. Não importa quem seja o público delas, elas querem é o ibope, e fazer de tudo pra se manter no centro. Um garoto apaixonado pela "Ana", seria um desvio de atenção, estaria gostando de outra que não é ela, Por isso ela irá usar suas armas pra voltar a atenção deste cara de novamente, mesmo que ela não queira nada com ele. Provavelmente este cara não vai conseguir nada com ela. Ela não tem sentimentos por ele, só quer que ele tenha sentimentos por ela, e esteja focado nela.

É claro que não são todas as meninas bonitas que são aproveitadoras. Nem sempre aproveitadora é a mais bonita de todas, mas ela sabe usar a sedução ao seu favor. As roupas que usa, maquiagem, jeitinho etc...

Uma garota bonita que não se aproveita, obviamente terá muitos rapazes afim dela, mas ela será a mesma pessoa com todo mundo. Ela terá muito mais amigas de verdade, e não fará diferença e prestará favores pra qualquer um, independente de serem homens ou não.

As aproveitadoras geralmente tem falsas amizades. É só conversar com suas amigas, que logo elas estarão falando mal dela. Normalmente, as aproveitadoras passam até mesmo por cima de suas "amigas" quando o assunto é homem. Se Ana for apaixonada por Beto, sua melhor amiga aproveitadora, não se importa em ficar com o Beto, mesmo sabendo que sua melhor amiga quase chora por ele todos os dias em seu ouvido.

Fique de Olho

Elas são mimadas, e foram assim a vida toda. Não admitem perder nada, não admitem que alguma mulher seja "melhor" que ela, querem toda a atenção voltada pra si, e arrancam todos os favores de seus "súditos". Se você conhece esse tipo de mulher ou já caiu nas garras de uma delas, sabe muito bem até que ponto elas poderão levar você. Se você ainda não tinha percebido, fique mais atento à partir de agora, e saiba enumerar aquelas mulheres que só querem se dar bem com os outros, usando o charme, e uma espécie de feitiço pra conseguir tudo o que querem, até mesmo estragar as chances de alguma mulher que possa estar tentando se aproximar de você, e que esteja mais perto do que você imagina, mas só irá enxergar, quando se livrar do encantamento dessa "Fêmea Fatal" que tem você nas mãos.

Do Um Ombro Amigo

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tudo a retalho

Antigamente comprava-se quase tudo a retalho na taberna (venda).

A retalho significava comprar fracionado. Não existiam ainda as práticas embalagens de hoje com pequenas quantidades. Os produtos vinham em grandes caixas, fardos ou imensos pacotes. O taberneiro fracionava livremente, na quantidade desejada pelo freguês. Litro era uma medida mais comum que kilograma e para vender os líquidos já havia uma medida própria, geralmente um copinho de pinga ou uma espécie de dosador de inox. Para produtos sólidos como sabão em barra e tabaco já havia no balcão do comércio a marcação de um metro dividido em centímetros.

Até cigarros era possível comprar por unidade.

Uma pequena lista de compras na taberna mais próxima de casa era comum ser assim:

Meio quilo de açucar;
1 litro de farinha;
100g de manteiga (o taberneiro pesava a quantidade em cima de pequenos quadradados de papel vegetal e fazia um prático embrulho enrolando as bordas);
1 cruzeiro de sabão em pedra;
1 bola de anil;
3 velas;
5 cigarros;
1 caixa de fósforos;
1 medida de azeite;
1 medida de vinagre;
100g de tabaco de corda;
200g de biscoito tobogã (equivalente às rosquinhas mabel de hoje)
e uma pedra de gelo.

Sim, meus amigos. Uma pedra de gelo. Geladeira não era para todos os bolsos. E os menos abastados que desejavam beber água ou um refresco gelado compravam uma singela pedra de gelo, fabricada em latas de leite Ninho, com água da torneira, logicamente. Por apenas alguns centavos de cruzeiro.

Bons tempos... bons tempos!

Por Adriano Trinta

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para não ver o tempo passar!

A embalagem vermelha foi milimetricamente aberta com precisão cirúrgica. A bandeja foi surgindo, cuidadosamente, como se fosse proceder um parto. Nasceu. Eis que posou a caixa de plástico transparente onde continha um frugal desjejum. Cada uma das peças tiveram o mesmo cuidado que recebeu a embalagem.

Apesar da refeição parecer parcimoniosa, os procedimentos eram de quem ia degustrar o melhor dos banquetes. Ela assentou o guardanapo no colo, abriu meticulosamente a geléia, o queijo, as torradas. Com toda a delicadeza do mundo empunhou a faca, de plástico, evidente, e retirou uma lâmina de cada um dos acepipes e, vagarosamente, com toda a calma do mundo, espalha na torrada, como se foie gras fosse.

Mastiga, lentamente, várias vezes, como se assim fosse recomendação médica. Era algo tão inusitado aquele procedimento, que chamava a atenção. Parecia mesmo estar num daqueles restaurantes a la carte, com garçons e tudo o mais.

Não resisti, querida leitora de domingo, e como tudo em avião é motivo - ao menos para mim - passar o tempo, resolvi manter contato. Afinal, conversar não custa...

A moça era bonita, ou melhor, vistosa, como diriam os mais velhos. Fartos cabelos alourados, como falavam antigamente e vestida como se tivesse saído de um passado não tão distante. Perguntei-lhe qual o motivo de tanta pompa para tomar um café da manhã tão sem graça. Nem frutas, nem omelete, nem bolinho, nem tapioca, enfim...

Gosto adquirido não se discute, como sempre, cabeça de repórter é lugar de inquietação, fiz a tal pergunta: "Qual o motivo de tanto aparato, num lugar que nem é mais tão charmoso assim?" A resposta: "Gosto de agir assim, como se em casa estivesse, porque tenho medo, simplesmente, medo de avião. Assim o tempo passa mais rápido." Bom domingo!

Por Mazé Mourão, editora da coluna Vida&Estilo
Do jornal A Crítica, Manaus-AM

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Classificados


Guardem esse anúncio gente... Para o caso de necessidade.
Em tempos de instabilidade nunca se sabe quando vai precisar voltar ao mercado de avulsos!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mulheres conservadoras demais na cama

Mais de 80% dos homens preferem mulheres que tomem iniciativa na cama e que são mais ousadas. Você está 'perdendo' seu homem por não ser boa na cama?


Uma grande queixa dos homens, são quando suas mulheres não gostam de ousar, não permitem sair do velho "papai mamãe", e se privam de sentir prazer e até mesmo trabalhar pelo prazer do parceiro na cama. É melhor começar uma bela mudança, caso não queira perder seu parceiro.

Os Tempos Mudam

Uma das piores heranças que temos do pós-machismo na sociedade, é a que caiu no homem, de ser responsável por todo e qualquer prazer sexual, tanto o dele e quanto o dela.

Hoje em dia, se você é uma mulher e quer ter o sexo elogiado, precisa deixar a preguiça ou velhos hábitos de lado e ousar.

Os homens hoje em dia, se preocupam muito com o prazer da mulher. É excitante pra eles, saber que eles são capazes de fazer uma mulher se sentir bem na cama, e que seu desempenho está sendo positivo. E pode saber, que a pior coisa pra um homem, é ter a mulher de "cara amarrada", enquanto ele se esforça pra que ela sinta prazer.

O que muitas mulheres não sabem, é que elas precisam tomar iniciativas também. Todas as mulheres,querem se sentir únicas e serem as "melhores"sempre. Ter certeza que se é "boa de cama", também é um ponto extra. Saiba que tudo começa nas suas atitudes. Sentir vergonha no início é normal, mas entenda que ela só vai atrapalhar você, e vai atrapalhar o julgamento deste homem quanto a você. Mesmo que vocês estejam casados, é o maior erro, achar que por isso você não tem mais que se preocupar em ser boa ou não, e que nunca vai perder seu homem.

Nada pior do que ir pra cama com uma mulher que não se preocupa com a lingerie, que não passa um perfume, não se depila, que vira pro seu canto e ignora completamente a presença do parceiro.

Muitas vezes, o homem é um tanto tímido, e ser surpreendido pelas atitudes da mulher na cama, pode ser apaixonante, além de algumas vezes, eles também, a própria mulher descobrir novas fantasias que nem ela mesma conhecia dentro de si.

Uma mulher que gosta de ousar na cama, que gosta de mostrar seu prazer, que faz o seu homem se sentir orgulhoso dele mesmo, sentir desejado, terá muito mais respostas positivas em todos os sentidos em sua relação: tanto no sentido amoroso, na paixão crescendo, intimidade entre os dois, cumplicidade, química maior etc.

As dicas são:

- Experimentar novas posições
- Tomar a iniciativa de procurar por ele
- Procurar outras formas de desejo
- Realizar fantasias
- Surpreender

Você vai notar o quanto sua relação vai dar um salto e vai se fortalecer. Também vai perceber a rapidez no qual todo esse processo vai ocorrer. Então, se você quer ser única, ouse.

Do Um Ombro Amigo

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mulher gosta de ser maltratada ?

Porque será que as mulheres sentem muita atração por homens que as maltratam, ou costumam reclamar e continuar com eles?


É muito intrigante quando vemos uma mulher dizer que gosta muito de seu namorado, e outras pessoas não conseguem entender, porque ele faz com ela o que ele quer. Na roda de amigos, ele dá tiradas nela na frente de todo mundo e ela não reclama, e quando questionada porque está com ele, ela sempre diz que o ama muito.

Difícil entender

Mais difícil ainda de entender esta situação, é perceber que temos casos, onde muitas dessas mulheres estão com o namorado dos sonhos (amigo, carinhoso, gentil), mas o pensamento delas e coração, pertence ao rude do ex namorado por exemplo, que percebeu que perdeu o terreno e quer reconquistar, só pra cozinhá-la em banho maria.

Pior do que continuar pensando no ex namorado, é saber com certeza, que ele não te respeita, que ele te trata mal, e que sempre será assim.

A verdade é que muitas mulheres mesmo confessam que preferem os caras mais ... "descolados". Muito disso, está na própria natureza feminina, de preferir os homens que se arriscam mais, que são mais 'fortes', confiantes e que dariam a elas mais proteção.

Outra coisa também, está no fato de que elas preferem desafios, e gostam de se sentir especiais. Então se um "valentão" estiver com ela, quer dizer que elas são especiais e foram escolhidas por eles. Elas procuram dificuldade na conquista, e quanto mais elas são pisadas, mais isso se torna interessante (neste caso tanto pra mulher quanto pra homem).

Somado a tudo isso, também está o fato de que as mulheres estão mais acostumadas a aturar maus tratos do que os homens.

Quantos homens você conhece que tem uma namorada que bate neles, ou que mandam absolutamente neles e eles não reclamam? Provavelmente pouquíssimos. Isso se dá até porque os homens costumam esconder este fato.

Hoje em dia é mais comum ter mulheres mandonas na relação, mas elas precisam ser muito mais bonitas ou possuírem alguma coisa que eles precisem nelas.

Em geral, também é válido dizer que quanto mais bonito o homem for comparado a sua namorada, menos respeito ele vai ter por ela, pois na cabeça dele, ele é tão bom, que estalando os dedos aparecem várias garotas como essa que ele tem. Tudo isso torna o namoro dele como algo do tipo: "se não gosta assim, tem quem goste".

O pior de tudo, é que as mulheres sempre vão acabar aceitando a situação em nome do "amor que sentem por eles"

Do Um Ombro Amigo

domingo, 15 de agosto de 2010

Não existe mulher feia, existe mulher maltratada

Porque saber se cuidar é fundamental? Nossos defeitos podem ser escondidos e se transformarem em características


Existem basicamente duas coisas em nós que odiamos. Se alguém fizer a famosa pergunta: se você pudesse mudar duas coisas em você, o que seria? Com certeza você tem a resposta na ponta da língua. Você sabia que a grande maioria das pessoas não se acham bonitas? Mesmo quem parece não ter defeito nenhum, vai negar, e você vai achar que é charme, mas a realidade é essa.

Outra coisa interessante, é que se você for filmado e escutar sua voz numa gravação também, vai detestar tanto a imagem quando o som.

O que realmente nos faz sentir e "ser" feios, é a nossa baixa auto-estima. Ela nos joga pra baixo e nos faz desistir de cuidar de nós mesmos. Ela também é responsável pelo olhar dos outros em cima de nós. Se a gente não se gosta, isso reflete por fora, e porque alguém vai te achar bonito se nem mesmo você se acha?

Uma pessoa que se diz bonita, mas que para o padrão da mídia é alguém normal, com certeza faz a coisa certa. Ninguém vai nos amar mais do que nós mesmos, então nada melhor do que seu próprio eu, para nos impulsionar e nos apoiar diante dos outros.

Hoje em dia o padrão de beleza para mulher é MUITO alto e inalcançável, porque todas as fotografias, passam por photoshop além de uma maquiagem de primeira linha para filmes etc.

Cuidando de si

Você tem algo que considera seu inimigo: O espelho.
A partir de agora, aprenda a torná-lo seu maior aliado.

Hoje, será o grande dia da mudança em você. Tanto uma mudança interna quando externa. É hora de ficar frente a frente com o espelho e perceber tudo o que você não gosta (você já sabe com certeza o que) e tudo aquilo que você gosta. Não vale dizer que não gosta de nada, porque com certeza o seu "defeito" pode estar escondendo isso.

Outra verdade é que o dinheiro nos torna mais bonitas sim. Mas saiba que mesmo com dinheiro, com preguiça e o descuido, não há dinheiro que dê jeito.

Procure no espelho tudo o que você tem de bom. Procure esconder aquilo que você não gosta, ou simplesmente realçar aquilo que você gosta mais.

Se você não sabe se cuidar, tente dominar isso. Para quem tem cabelos crespos por exemplo, é o maior problema até que você domine e aprenda como tratá-lo. Lembre-se de que as mulheres possuem a maquiagem, que é um fortíssimo aliado, e sempre nos deixará bem.

Se você está maltratada, comece a esconder tudo aquilo que não gosta, tirando de sua bolsa o rímel, o batom, um gel, e comece a se sentir bonita.

Se você se sente maltratada por dentro, também é hora de virar a mesa e mostrar para os outros que você se ama, então irá se mostrar alguém interessante.

Do Um Ombro Amigo

sábado, 14 de agosto de 2010

Descubra se você está apaixonado

Você pode ser a única pessoa a não perceber que está apaixonada, mas saiba que seus amigos e talvez até quem você gosta, simplesmente já sabem.


Existem alguns sintomas pra quem está mais desligado, que possibilita saber que você está apaixonado. Provavelmente você desconfia, ou acredita firmemente que é capaz de controlar seus sentimentos, embora todo mundo em volta já saiba. Acredite se quiser, além de transformações no seu organismo, sua forma de agir muda tanto, que a paixão transpira na pele.

Vamos a uma lista de sintomas, onde você poderá saber se está com essa "doença" que tanto nos faz bem.

1) Fala o tempo todo na pessoa, e não se permite ouvir os outros.

Tudo o que você tem feito ultimamente é falar sobre a pessoa. É claro que se você não quer admitir se já está apaixonado, vai negar, porém vai dar desculpas e entrar num assunto envolvendo a pessoa que você gosta, e não vai notar que está exagerando.

O apaixonado gosta de contar nos mínimos detalhes tudo o que aconteceu, desde a hora que recebeu aquele olhar, passando por encontros casuais que ambos tiveram, mesmo se eles simplesmente não trocarem uma palavra. Você vai ficar sabendo de absolutamente tudo o que aconteceu com o apaixonado, nos mínimos detalhes. Pra completar, você não vai conseguir falar nada, a não ser que seja sobre o assunto.

É possível que o apaixonado te ligue pra contar banalidades, o que ele está pensando em falar, o que a pessoa disse, o que aquilo quer dizer, e passar horas com você no telefone ou indo em sua casa.

2) Pensa a todo instante na pessoa.

Um dos maiores indícios pra quem se apaixonou, e quer ter certeza, é prestar a atenção em si mesmo. Você está trabalhando, mas está pensando em quem?

Você está estudando, e não está prestando a atenção em nada que o professor diz, porque seus pensamentos estão voltados pra esse alguém.

O mais interessante é que quando eu digo que você pensa a todo minuto, não é exagero. Qualquer "espaço" de tempo que você tiver pra pensar em algo, vai ser nessa pessoa.

3) Comportamento adolescente.

O apaixonado adota uma postura bem diferente do que ele sempre foi. Ele começa a acreditar em contos de fada, histórias de novela, destino traçado, e uma das coisas mais interessantes, é que ele vai comprar revistas de signo ou navegar em sites de astrologia, pra saber se ele combina com a pessoa.

O que pode ser mais engraçado nisso tudo, é que ele não está procurando por uma resposta, e sim, algum motivo pra poder falar e pensar na pessoa, quem sabe ler alguma coisa que esteja "enganando" ele, dando indícios de que quem ele está apaixonado combina perfeitamente com ele.

4) Coloca sua paixão num altar.

Na cabeça do apaixonado, quem ele gosta é perfeito. Por mais que ele saiba quais os defeitos dessa paixão, ele vai negar, ou procurar manter isso em segundo plano.

Esse alguém que você pensa a todo tempo, passa a ser perfeito, ou simplesmente finge que não são "graves" os defeitos que ele possui. Se você experimentar colocar na balança, os defeitos e qualidades de quem você ama, pode apostar, as qualidades vão para as nuvens. O mais interessante é que com o passar do tempo, você começa a abrir os olhos, é onde muitos casais se separam, porque não conseguiram enxergar a pessoa de verdade.

5) Muda a personalidade pra ficar compatível

Se a pessoa gosta de A e você de B, você passa a gostar de B também, ou mentir que gosta, só pra impressionar.

Nossa, de repente vocês parecem tão compatíveis não é? Qualquer argumento que a pessoa use, vai te convencer de que ele está certo, e você terá um certo "medo" de contrariar esse alguém. Contrariar quem você ama, pode significar na sua cabeça, que diminuem as chances dela gostar de você.

Este tipo de pensamento pode muitas vezes ser prejudicial pra você, já que sua situação passa a ser de um capacho que aceita tudo e não sabe se impor, parecendo não ter personalidade.

6) Ansiedade

Por mais que a adrenalina e liberação de endorfina no corpo faça ele se sentir bem, a pessoa apaixonada tem muita ansiedade.

Ele quer tudo pra hoje, e é capaz de cometer erros e falar besteiras muito facilmente. Agir por impulso, é uma das características mais marcantes de alguém que está cego de paixão.

O apaixonado vai ser infantil, e vai ficar bastante longe da realidade. É bem certo dizer que a pessoa perde o juízo.

Com toda essa gama de sentimentos, você começa a buscar por "mais", e acaba dizendo coisas que não deveria se expondo ao ridículo.

Possivelmente as coisas que você diz quando está apaixonado, ainda mais pertinho da pessoa amada, poderão ser bobas, impulsivas e você se arrependerá depois, caso não tenha pensado com certeza no que falar.

Você vai fazer de tudo pra estar perto de quem ama, então cuidado pra não exagerar. Na verdade, exagerar é uma ótima palavra pra definir um apaixonado.

Se você se sente nas nuvens quando está perto dessa pessoa, e procura sempre falar nela quando pode, então parabéns, você está apaixonado.

Do Um Ombro Amigo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como vencer a timidez na conquista

Descubra dicas e truques que você pode usar a seu favor, para vencer a timidez e não ficar sozinho.


Todo tímido tem sérios problemas pra conseguir um namoro. Em geral, a maioria deles não gosta só de ficar, já que acabam dependendo mais do outro na conquista. Eles buscam por relacionamentos mais duradouros e valorizam muito mais o que tem, pelo simples fato da dificuldade na conquista. Vamos a mais um post sobre timidez, com uma dica simples pra você se dar bem.

Pra que arriscar?

A parte mais difícil pra um tímido, é a coragem. Pra você ter idéia, ele prefere "perder" as chances, e na maioria das vezes dar desculpas pra si mesmo que não precisa daquilo, do que se aventurar e arriscar.

O tímido, tem um orgulho grande. Ele procura evitar sempre situações embaraçosas nas quais ele não sabe como agir e fica sem graça, pelo simples fato dele ter vivido várias situações desse tipo e não se sentido bem, além de ter se saído bem pior do que alguém que não seja tímido.

Tudo isso vai formando nele, uma espécie de auto-defesa, porque ele sempre vai evitar qualquer tipo de situação onde ele esteja exposto ao público, se sentindo ridículo. Seja uma simples roda de amigos, ou até mesmo levando um "fora".

Por mais que a gente fale para um tímido, ele não vai querer se arriscar. Por mais que ele saiba que é assim que tem que ser, e que ele vai perder chances, ele não vai se declarar.

Se você é um destes tímidos 'hardcore', ou seja, que nunca se arrisca e acabou fingindo que está tudo bem e se tornando rigoroso demais dentro de sua "bolha" pessoal. Vai a dica para que você tenha quem sabe alguma chance e ainda ganhar amigos com isso.

Amizade

Você nunca vai se declarar não é, mas quem sabe se você pudesse ter um momento à sós com aquela pessoa ou um pouquinho mais de certeza e intimidade pra entrar num determinado assunto?

A proposta deste post, é de você começar com intenções diferentes.

Você irá se focar em fazer amigos. Se você conhece alguém na escola que está afim, ou aquela garota do ônibus, quem sabe aquele rapaz da locadora, e até mesmo no shopping, seu foco não é mais chegar nesse alguém e ficar com ele, mas sim, fazer amizade com ele.

Os tímidos que pensam assim, ou até mesmo aquelas pessoas que se acham feias e tem uma péssima auto-estima, conseguem uma aproximação e uma roda de amigos bem bacana, que não conseguiriam se não usassem este artifício.

Conhecer alguém na internet por exemplo, conversar com ela no telefone, e dizer "vamos ser amigos, pois é isso que eu procuro", mesmo que não seja exatamente o que você procura, suas chances de ser rejeitado pela aparência são de praticamente zero. Porque?

No encontro, quando alguém não gosta da gente pela aparência, ou pela primeira impressão, se colocamos pra ela uma espécie de barreira do tipo "não se preocupe, pois não vou dar de cima de você", deixa ela muito mais à vontade pra conversar sobre vários assuntos e querer ser seu amigo, sem se preocupar em tomar decisões ou ter que "sumir" porque você iria exigir desse alguém, uma resposta.

Vocês podem trocar telefones, sair juntos outras vezes como amigos, iniciar de verdade uma amizade, ser apresentado para os amigos desse alguém, aumentar as chances, porque você seria conhecido pelo seu caráter também, o que é um somatório pra conquista. Essa pessoa vai te conhecer por dentro e por fora.

Se essa pessoa estiver afim de você, vai ser mais fácil e cômodo de você perceber que ela te quer, e se ela não estiver afim, você terá chances de conquistá-la através da amizade e quem sabe de receber cantadas ou de ser ela quem vai se declarar.

Vale chamar pra jogar video-game na sua casa, mostrando alguns jogos legais que você tem, e que acha que ela vá gostar muito, e quem sabe, dizer que precisava de algumas dicas de conquista ou algo do tipo, porque está afim de outra garota. Invente a sua desculpa de aproximação e divirta-se.

Então a dica deste post é fácil, bem ao estilo balão mágico: Fazer amigos, mas amigos pra valer!
 
Do Um Ombro Amigo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Diferença de idade na relação atrapalha ?

Será que ter um namorado ou namorada mais velho ou mais novo que você, pode atrapalhar na forma em que ambos vão levar o relacionamento? Idade é empecilho?


Sempre recebo e-mails ou às vezes alguém fala pra gente, que o namoro não está dando certo pela diferença de idade. O fato de haver uma diferença de idade entre ambos, às vezes fica tão evidente, que as pessoas insistem em colocar isso como o pivô do problema, quando muitas vezes não é. Se você está com dúvidas se é a diferença de idade o problema, se ligue nas dicas e descubra a verdadeira razão.

A arte de se relacionar

Se relacionar é complicado.
Muitos não sabem que é preciso se dedicar muito mais que o normal para ter uma boa relação, e que este esforço depende de ambos.

O casal sempre será diferente. Você não irá achar alguém no mundo que pense 100% igual a você. Então, partindo pelo ponto de que embora você tenha muitas coisas em comum - coisas mais que necessárias para haver esta união - o que vai pesar, são as coisas que vocês não possuem em comum.

Saber se relacionar é começar lidando com as diferenças, portanto preste bastante atenção na origem do problema que surgiu entre vocês dois, se realmente ele tem a ver com a idade, ou se ele poderia acontecer mesmo que seu par fosse outra pessoa, com a mesma personalidade porém de idade diferente.

Os problemas precisam ser enfrentados por ambos, então se apenas um dos dois estiver empenhado em melhorar a relação, tentando tirar da rotina etc, saiba que, mesmo que a diferença de idade fosse de 100 anos ou 1 mês, não ia dar certo.

Diferenças na idade

Logicamente a gente vai ter diferenças sim, com a idade. Vou citar alguns exemplos bastante comuns, porém que não costumam ser grandes o suficiente, para se terminar um namoro.

Quando ele é mais velho e experiente:

As maiores queixas sobre os mais velhos, sejam eles mulheres ou homens, são que sempre estão querendo ensinar, se julgando sempre mais inteligentes, e com isso, acabam subestimando a capacidade de saber do parceiro. Não é porque você é mais velho que sempre vai saber de tudo. Achar que sempre sabe mais, pode gerar um sentimento de impotência em quem você está namorando.

Quando você é mais novo e ele quer algo mais sério

Aí está um grande problema, porque quando somos mais velhos, estamos cansados da "procura" pela pessoa certa, ou sempre estivemos focados em diversão. Naturalmente você precisa entender, que se está com alguém bem mais novo que você, esta pessoa pode ainda não estar pronta e ter medo de assumir algo mais sério, principalmente por não saber lidar ainda com a situação e não sentir essa necessidade e carência.

Ao mesmo tempo, por exemplo, uma mulher mais nova que gosta de homens mais experientes, pode encontrar dificuldades e ser tachada de imatura, por viver o seu momento, embora procure sempre assuntos mais interessantes, terá alguns pontos de atrito que uma mulher mais velha não teria.

Nada sério

Em geral estes são os problemas mais comuns encontrados na diferença de idade. A maioria das outras coisas, não estarão ligadas à essa diferença, e sim à forma com que ambos levam a relação. Serão problemas que você pode ter com alguém da mesma idade que você.

Tome sempre bastante cuidado para não usar a diferença de idade como desculpa para justificar um problema e dizer que ele não tem solução. No geral, a idade não é o que faz um relacionamento ter problemas, mas sim a falta de maturidade para se relacionar, e isso você pode encontrar até mesmo em uma pessoa com cinquenta anos que nunca cresceu neste aspecto. Por isso, fique ligado.

Do Um Ombro Amigo

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como esquecer alguém

Como Superar a perda de um grande amor, lidar com o grande vazio no peito, e sair dessa numa boa.


É o fim. Não importa o que as pessoas digam, você tem um buraco dentro do peito e daria tudo pra estar perto da pessoa que te abandonou. Por mais erros que ela tenha cometido, você perdoaria todos e com certeza a frase que ainda ronda sua mente é "não quero te esquecer".

De certa forma, lá no fundo, você sabe muito bem que precisa esquecer este alguém.
Por mais que você tente, você sabe que é inútil, porque sente uma dor bem real.

Como é a Dor de Cotovelo?

No momento em que se perde alguém, sente-se uma dor imensa, onde não há posição confortável para se sentar, não há lugar para se deitar, e quem sente, não consegue descrever a intensidade.

O interessante é que dói muito, como um buraco dentro do peito, e realmente você pode dizer: Meu coração dói. Não é à toa que o coração está entre os símbolos do amor.

O mais importante, é que você não vai admitir que perdeu, e vai se torturar pensando naquela pessoa. Como se estivesse gostando de sentir dor. Quem sofre por amor, é uma espécie de masoquista. Ele sente um pouco de felicidade ao lembrar da pessoa, mas sabe que vai doer, porém seu ego não irá tentar nenhum mecanismo de defesa, e ele irá se entregar a isso.

A tristeza que toma conta de quem perdeu um grande amor, uma paixão, chega a ser quase uma obsessão. Por isso é difícil e praticamente impossível usar argumentos, principalmente contra o amado, para que a pessoa o esqueça. Quanto mais maltratado se é, mais ele vai querer estar perto e se sujeitar a qualquer coisa pra permanecer ao lado de quem ama.

A Solução da dor é o Tempo?

Hmm... Não exatamente!
O Tempo em si, não cura uma ferida, mas sim o que você faz com este tempo.

Considere o exemplo: Se você passar meia hora pensando naquela pessoa, o tempo estará passando do mesmo jeito, e sua dor estará aumentando ou ficando na mesma, logo, o tempo não cura. Porém, se você passar meia hora se ocupando de alguma coisa que não seja pensar no amado, vai com certeza ter sentido menos dor neste momento.

Quando se ocupa a mente com outras coisas, vai estar minimizando a dor, porque seu cérebro irá "esquecer" um pouco da dor que você sentia, e logo, tudo aquilo que era ruim, vai ser uma lembrança, e não mais uma dor física.

Considere a dor da perda, como uma ferida que se abriu. Quando você se machuca, dói. Se ficar mexendo naquela ferida da paixão, pensando naquilo, cutucando a ferida, indo atrás da pessoa e falando com ela, vai doer. Quando fazemos alguma coisa como trabalhar por exemplo, sair com os amigos, focar nossos pensamentos em outras ações, estamos deixando que a ferida se feche naturalmente e fazendo curativos.

Eu costumo dizer que quando arranjamos um novo amor, fechamos essa ferida muito mais rápido.

Quanto maior a perda, o tamanho da dor, os sentimentos que tínhamos pela pessoa, maior pode ser o tempo que levaremos para superar, principalmente se temos contato diário com quem nos abandonou. Será inevitável que essa ferida seja tocada toda vez.

Ocupe Seu Tempo

Sentir mais ou menos dor, é você quem vai fazer. Como mencionei, é provável que você queira ficar mexendo na ferida, remoendo sentimentos, e sentindo uma espécie de prazer nisso. Apenas se você estiver disposto a esquecer a dor e superar a perda, é que você vai conseguir.

Use o tempo que tem para se ocupar de outras coisas. Toda vez que seus pensamentos focarem na pessoa, desvie-os para outro lugar e procure fazer alguma coisa que realmente exija sua concentração. Difícil é, eu não disse que era fácil, mas é possível. Dizer que "não consigo porque sou fraco" é desculpa pra continuar se martirizando e consentindo sua dor.

Se você quer parar de sofrer, não espere o tempo se ocupar de você, pois nada vai acontecer, mas se ocupe de alguma coisa enquanto o tempo passa. A cicatriz vai ficar, mas cicatrizes não doem, serão lições do futuro, como imagens em um álbum de fotografias.

Do Um Ombro Amigo

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cozinhar em banho maria

Descubra se está sendo levado na conversa, enrolado e mantido como prêmio de consolação numa relação, e saiba como pular fora.


Se tem uma coisa que todo mundo precisa saber, é como se livrar da situação em que somos feitos de fantoches, cozidos em banho maria. Mas o que é cozinhar em banho maria? Pra quem não sabe, o termo banho maria de verdade, se refere a um método de cozimento usado em laboratórios e na cozinha, para aquecer de forma lenta e uniforme uma substância. Coloca-se o alimento em um recipiente, depois dentro de outra "panela" com água.

Masss, as pessoas usam o termo como uma metáfora para uma situação comum no amor, onde homens e mulheres são mantidos como "reféns" sentimentais, enrolados pelo outro por anos até, cozidos em banho maria, lentamente, na mesma intensidade.

Será Que Estou Sendo Enrolado?

Em geral eles são canalhas. Mesmo que a pessoa não saiba que está fazendo isso, uma hora vai se dar conta, mas em geral fazem de propósito, mesmo que o sentimento seja verdadeiro. Ela não deixará de ser canalha por isso. Existem casos típicos nas relações, frases e termos que os "cozinheiros" (vamos chamá-los assim) usam com frequência. Vamos conhecer alguns:

Está comigo por que quer
Eu sou assim! Eu te avisei que não podia dar mais que isso.

Todo cozinheiro se aproveita do fato de que o "pudim" (vamos chamar o apaixonado assim), gosta dele. Ele sabe que pode aliviar sua consciência jogando a culpa pra cima de quem gosta dele, desta forma, ele pode continuar enrolando, fazendo tudo de errado, traindo, evitando assumir compromissos, com a mente limpa de culpa. Mas é claro que a culpa continuará sendo do cozinheiro, jamais deixe ele convencer você do contrário.

Meus sentimentos por você são sinceros

O cozinheiro quer trair. Não é mentira que ele não gosta de você, mas precisa ter o prêmio de consolação esperando por ele quando não der certo um romance na rua. Por isso, ele irá sempre dizer o quanto te adora, o quanto você é especial, e que fará de tudo pra ser melhor, mas a "carne é fraca" - Fraca é essa desculpa.

Eu Preciso de Mais Tempo

Uma pessoa canalha, precisa ganhar tempo pra cozinhar em banho maria. Enrolar uma pessoa, como já diz o nome, exige que você consiga passar a lábia a cada dia e manter a pessoa gostando de você o máximo que você puder. Por isso ele costuma dizer que ainda não sente o necessário pra assumir um relacionamento, que precisa de um pouco mais de tempo, pra se acostumar com a vida de namorado/casado. Agora, você já sabe que é tudo papo furado.

Quero que você seja o pudim número um

Este cozinheiro é muito comum. Ele é casado, ou noivo, enfim, tem um compromisso sério e você é amante. Ele irá dizer que a relação vai mal com a mulher - de certa forma é verdade - porém por mais que ele diga que irá se separar, é mentira. Ele irá usar o famoso papo de que "sair de um casamento demora", "minha mulher ou marido é um porre", "tenho filhos", "separação demora", e é claro pra terminar, "é você quem eu amo". Vai levar você facinho por alguns anos, até que começam as brigas e ele troca você por outro pudim menos chato.

Gosto de Você Como Amigo

É um perigo. Esse tipo de cozinheiro, não está apaixonado por você, mas sutilmente, não vai permitir que você deixe de gostar dele, nem que fique com outra pessoa. Embora ele não te queira, é gostosa a sensação de ter alguém puxando sardinha pro seu lado, fazendo tudo o que você quer, comprando presentes, prestando todos os favores do mundo, sendo um perfeito idiota mesmo. Ele vai alegar: "o que você me pede, eu não posso fazer", porque não está apaixonado, mas vai continuar permitindo que você fique do lado dele servindo de tapete, chicletes, enfim tudo isso. Quando você estiver cansando da situação de ser fantoche dele, este cozinheiro irá encurtar o fio, dizer meia dúzia de palavras, ou apenas uma frase boba, de "como você é importante pra ele", que irá mantê-lo aos seus pés por mais uns seis meses, enquanto ele fica com outras pessoas.

Como Sair Dessa

É simples demais. Você só precisa ignorar qualquer esmola sentimental e terminar tudo. Você só será enganado se permitir a situação. Procure alguém que goste de você, saia de perto dessa pessoa, enfim, não tente se enganar achando que você é especial, ou que vale à pena tentar mais um pouco, pois assim que você desistir, é provável que o cozinheiro venha atrás de você se arrastando e fazendo de tudo para mantê-lo de volta em sua panela. Se você for fraco e ceder, irá voltar à situação que estava antes, e ninguém mais além de você mesmo poderá salvá-lo disso.

Para não ser mais cozido em banho maria, você precisa dizer não, e não se contentar com migalhas. Na maior parte dos casos com certeza, dar um fora de verdade e dar valor a si próprio é a melhor saída. Dessa forma, você irá reverter a situação ao seu favor, e tomar as decisões que quiser, acabando de vez com todo essa canalhice.
 
Do Um Ombro Amigo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Existe jeito fácil de esquecer alguém ?

Quando queremos esquecer alguém, procuramos por um meio rápido e indolor. Será que este meio existe?


É sempre impossível controlar o coração à respeito de quem a gente deve gostar e quem não deve. Inúmeras vezes, nos apaixonamos pela pessoa errada. Alguém que não merece o que sentimos, que não se dedica como nós dedicamos, ou que não nos valorizam como merecemos. Neste momento em que decidimos romper, seria muito mais fácil se apenas o 'adeus' fosse a unica coisa necessária a se fazer. E quanto ao coração?

Existe jeito fácil de se esquecer?

Não!

Os sentimentos funcionam da seguinte forma: quanto mais você pensa na pessoa, mais você gosta, e quanto mais contato se tem com ela, mais você pensa nela. Uma coisa leva a outra, e você se vê girando em círculos, dia após dia, sofrendo sem parar.

Nós alimentamos cada pensamento, e algumas pessoas, são mais vulneráveis do que as outras, simplesmente se entregando seus pensamentos a momentos que se foram, se torturando com auto-piedade, ao invés de seguir em frente.

Admitir o FIM, é o primeiro passo para se esquecer alguém.

Qual a forma mais eficaz?

No meio de tantas coisas complicadas que é o amor, o jeito mais simples é o mais dolorido, e na verdade o único que funciona também.

Neste meio, você precisa saber desde já, que é possível haver recaídas e também que você não queira colocá-lo em prática.

Vamos imaginar o sentimento de paixão que você quer eliminar, como um "câncer". Sabemos que a forma de eliminar um câncer é com a quimioterapia, que também agride em demasia nosso corpo. Assim é no amor.

Para esquecer alguém, você precisa de uma 'quimio pessoal', onde você irá cortar TODA a forma possível de contato com essa pessoa, incluindo amizade (pelo menos no início), e isso vai lhe causar muita dor.

Fazer isso dói muito. Mas nós relutamos em cortar todo o contato, porque ao contrário do câncer, não corremos risco de vida, e ficar perto da pessoa, alimenta uma falsa ilusão de que ela vai voltar a ser legal, ou vai voltar pra gente etc...

Precisamos então saber, que apenas cortando tudo pela raiz, todo tipo de contato, é que conseguiremos voltar a pensar com a cabeça e não com o coração, assim tomando decisões mais racionais, sem sermos impulsivos ou ansiosos.

Se você quer esquecer alguém, precisa entender que mesmo que o "remédio" que você precisa usar seja "ruim", é ele quem vai te curar de verdade.

Concluímos então alguns passos:

- Cortar todos os contatos com essa pessoa em msn e redes sociais
- Não procurar a pessoa, a menos que seja extremamente necessário
- Nunca telefonar ou mandar mensagens
- Procurar conhecer outra pessoa, afim de preenchermos o buraco que ela deixou.

Do Um Ombro Amigo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O "ficar" pode ser uma indicação de dificuldade em lidar com rejeição

Muitos jovens são adeptos do “ficar” e, claro, jamais assumem relações sérias. Mas a busca desmedida dos prazeres imediatos, é preciso destacar, pode camuflar tanto insegurança quanto medos e conflitos internos mal resolvidos. O preço que pagam por esse comportamento impetuoso é que fazem escolhas afetivas erradas e vivem relacionamentos superficiais e insatisfatórios.

Foi-se o tempo em que os namorados dançavam música lenta. Nos dias atuais, o ritmo foi substituído pela acelerada batida tecno. Dessa forma, o toque suave na cintura foi trocado pelas "bundadas" do funk. Igual ao compasso da música, os jovens estão apressados e envolvidos em relações sem compromisso. Por trás desse comportamento, pode estar a recusa em aceitar a própria incapacidade de lidar com a solidão, além do medo da rejeição e insegurança. A pior conseqüência de viver dessa maneira é fazer escolhas afetivas erradas e se acostumar com uma vida de misérias emocionais.

Os solteiros em geral parecem estar alérgicos às frustrações e tristezas e não percebem a importância dessas emoções para refinar a personalidade. Assim, insistem em fugir desse desafio e se habituam a viver relações superficiais. O resultado é uma busca desenfreada da satisfação imediata a qualquer preço.

Resta perguntar: o que sobra em termos de afeto do que eles chamam "ficar"? Nada. São dois corpos e nenhuma intimidade. Relação afetiva saudável pressupõe enxergar, sentir, ouvir e processar o mundo interior do outro. Viver relações superficiais é uma armadilha e uma pseudofelicidade. Passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os "ficantes" alugam os ouvidos de um amigo e reclamam de solidão, do descaso e da rejeição. Outros até têm uma pessoa fixa com quem se relacionam, mas parecem viciados em enxergar só o lado negativo do namoro estável.

Para esses, a relação afetiva é igual a um bolo. Só querem comer o recheio, ou seja, a parte boa, mas se esquecem dos outros ingredientes essenciais. Antes de assar havia farinha seca, ovo cru e gordura pura. Somente após passar pelo árduo calor do fogo, o bolo está pronto para ser consumido. O difícil é aceitar que nem a vida nem os bolos têm só os ingredientes preferidos. E isso não torna o caminho menos divertido, e sim mais desafiador.

Enquanto a pessoa viver a vida como se tudo fosse descartável, irá desconhecer o prazer de dormir abraçadinho e roçar os pés sob as cobertas. Em outras palavras, a troca de cumplicidade, o cafuné e o carinho. E assim perde a chance de descobrir o significado do amor.

Ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver os sentimentos. Implica arriscar-se, pagar para ver e correr atrás da felicidade. Doar e receber. É compartilhar momentos de alegria e tirar proveito até das coisas ruins.

É claro que isso tudo demanda esforço. Para amar e ser amado é necessário o reconhecimento das diferenças, pois aquele que lidar melhor com as imperfeições do outro é o que sabe administrar as próprias limitações.

Não vale a pena procurar o amor em qualquer lugar ou pessoa. Isso não é compensador. Não adianta esconder-se atrás dos medos, pois nem sempre amar significa sofrer. Envolver-se com alguém implica a capacidade e a disposição de correr o risco de se lançar ao encontro do outro e desvendar a mais bela singularidade, como diz Roberto Carlos (69) na canção Emoções: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!"

Por Karine Rizzardi, psicóloga em Cascavel (PR) especialista em casais, família e em aconselhamento familiar, fez pós-graduação em Psicologia na Chicago University, em Chicago, nos Estados Unidos, membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef). E-mail: drakarinerizzardi@gmail.com

Do Portal Caras

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Para esquecer alguém



- Quando decidi esquecê-lo, era tarde, eram três da tarde, era esquecer ou passar outras tardes nubladas como aquela, apesar do sol tostando a calçada do lado de fora do apartamento. Abri as cortinas determinada a arrancá-lo do meu peito.

"A primeira providência foi a mesma das heroínas de novela: tirar as fotos dos porta-retratos. A diferença é que as mocinhas das oito rasgam as fotografias, para, nos últimos capítulos, colá-las com fita adesiva. Preferi guardar todas elas (não eram poucas) dentro de uma caixa de papelão, que não podia ter motivos alegres (florzinhas) ou tristes (chapado em preto), mas sim uma aparência neutra (listras azuis e verdes), onde guardei também um punhado de cartas, cartões e bilhetes amarrados com barbante. A caixa era alta, do tamanho de uma gaveta, porque ele sempre foi um homem carinhoso em palavras escritas e também porque nossas fotos eram muitas, inúmeros flagrantes de momentos de paixão que talvez não se tenha notícia novamente ao redor do mundo. Mas não convém tocar nesse assunto, pelo risco de recaídas."

‘Apaguei o número dele do meu celular para não correr riscos nas noites alcoólicas ou insones que se seguiriam, comprei lençóis novos e me tranquei no quarto. Chorei muitas lágrimas - o processo de esquecer é para mim lento e doloroso ao extremo

"Enquanto descia a escada de alumínio depois de guardar a caixa no armário mais alto da casa, comecei ao mesmo tempo a empurrá-lo para um canto escuro da minha cabeça, onde ele sempre havia sido espaçoso. Em seguida, tirei o reflexo, o reflexo dele, que ainda estava no espelho do banheiro. Passei vidrex. E desembrulhei um sabonete de limão com o qual tirei as impressões digitais dele do meu corpo, principalmente no entorno da cintura. Nas costas, bucha."

"Apaguei o número dele do meu celular para não correr riscos nas noites alcoólicas ou insones que se seguiriam, comprei lençóis novos e me tranquei no quarto. Chorei muitas lágrimas - o processo de esquecer é para mim lento e doloroso ao extremo, ainda que eficaz. Comecei baixinho até chegar aos soluços e depois voltei ao comedimento por pura vergonha dos vizinhos. Passados alguns dias, não mais que três, enxuguei as lágrimas com lenço descartável e dormi com os olhos mais fechados do que o comum."

"Foi quando chegou o momento mais importante que, embora alguns não se dêem conta e daí lamentem as tentativas fracassadas de esquecimento, é inerente ao processo de esquecer alguém: expulsá-lo das minhas memórias, arrancar nossos momentos da minha lembrança, tirá-lo dos meus pensamentos com rigor de exército."

"A partir desse dia, todas as vezes que pensava nele, me obrigava a pensar em outra coisa - sorvete de doce de leite, fim de tarde, samba de roda - mas ainda essas coisas me traziam um pedaço dele. Determinei que não poderia pensar nele por mais do que três segundos e, para tal, lancei mão de outros temas nos quais pensar senão nele, como o funcionamento de uma hidroelétrica, a reprodução dos animais invertebrados e a possibilidade de vida extraterrestre."

"Pedi aos mais próximos que não tocassem no nome dele na minha frente e que me fizessem calar se, em um deslize, eu mesma trouxesse as falas dele para as nossas conversas. Ficou terminantemente proibido que eu chamasse o nome dele à noite, depois de um pesadelo, bem como que eu sussurrasse frases de amor para que ele ouvisse do outro lado da cidade."

"Esquecer alguém exige apagar um bocado de amigos, bares, músicas, apelidos, numa varredura que limpa e também assombra, pelo vazio que deixa. A saída é preenchê-lo com futuro, novos projetos, viagens (que é o que fazem as mocinhas de novelas), drinks, filmes (comédias nunca românticas), amigos e um eventual beijo de língua em estranhos, por mais superficial que esses beijos se revelem no dia seguinte."

"Rasguei folhas do calendário, empurrei os ponteiros do relógio, mas não adiantou muito visto que a última parte do processo de esquecimento está além do desejo humano: é o passar do tempo, que carregou no vento qualquer poeira de amor por ele que ainda sujava o meu peito."

- Demorou quanto tempo?
- Na sua vida, meses. Na minha, anos.
- Foi difícil?
- Difícil é amar outra pessoa.

por Rosana Caiado
Do Bolsa de Mulher

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

União de opostos pode dar certo, mas é preciso haver compreensão

Quando um parceiro é mais lógico e o outro mais emocional, não tem jeito: eles sentirão dificuldade de se compreender mutuamente. Porém, não é porque temos tendência a pensar de determinado modo que não podemos nos esforçar para entender o modo de agir do outro. Assim é que fazemos quando amamos e assim é que crescemos e nos tornamos melhores.

Recentemente escrevi, nesta coluna, sobre a Teoria dos Tipos Psicológicos, desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl G. Jung (1875-1961). Apresentada em 1923, ela diz, basicamente, que preferências mentais inatas determinam o modo como vemos o mundo e fazemos escolhas, o que, como já dissemos aqui, gera conflitos na vida dos casais. Mas há mais um aspecto nas conclusões de Jung que também impacta os relacionamentos: o fato de nos basearmos em apenas duas atitudes mentais para tomar nossas decisões.

Você deve estar se perguntando: "Como é que seres complexos como os humanos podem ter só duas atitudes para decidir?" A explicação está na divisão de nosso cérebro em dois hemisférios. Quando o direito é o mais usado, decisões e escolhas se baseiam em valores humanos, na harmonia e no que pode favorecer as pessoas e as relações. Quando o esquerdo prevalece, as decisões são mais impessoais, lógicas, justas e analíticas. Veja bem: não estamos falando da personalidade, mas do modo como a cabeça da pessoa funciona. A melhor ilustração de mentes dos dois tipos é a história do rei bíblico Salomão (século X a.C.), que, diante da disputa entre duas mulheres que se diziam mães de um mesmo bebê, ordenou que este fosse cortado ao meio. Assim, revelou a mãe verdadeira - aquela que abriu mão da disputa para preservar a vida da criança. Salomão usou o hemisfério esquerdo ao tomar a decisão. A mãe usou o direito ao desistir da contenda.

Nas relações afetivas, pessoas com atitude mental de escolha lógica acreditam que expressam amor ao parceiro quando o ajudam a resolver problemas, o apoiam na conquista de algum objetivo, provêm recursos para a vida a dois. Pessoas cuja mente escolhe por afetos não reconhecem ações dessa natureza como expressões amorosas, preferem receber palavras e gestos carinhosos, elogios e presentes como sinais de amor.

Os dois também diferirão na hora de ouvir os problemas do parceiro. Quem é de pensamento acredita que o outro precisa de ajuda quando fala de um problema. Aí, naturalmente, tenta dar a solução pronta. Já pessoas de sentimento partem do pressuposto que o outro pode querer apenas desabafar e ficam atentas aos seus sentimentos, em vez de dar a ele uma saída. Esse é um ponto comum de conflitos entre casais. A mulher, em geral de sentimento, chega em casa e quer desabafar com o marido certas dificuldades. Se ele for de pensamento, reagirá oferecendo saídas que ela poderia ter usado. Isso a irritará, uma vez que se julga capaz de encontrar as próprias soluções, o que ela queria era obter dele um pouco de "sensibilidade" ao final de um dia difícil. Ele, por seu lado, se frustrará ao ver suas ideias rejeitadas. Irritado, pensará: "Por que ela pede ajuda se não quer ser ajudada?" Vê? Não é que ele seja insensível. Apenas seu processo mental é diferente do dela.

Difícil? Nem tanto. A união de tipos opostos pode ser feliz. Basta que um pergunte ao outro como prefere ser tratado, ajudado, percebido - e aja de acordo com o que lhe foi dito. Isso é possível porque, embora as preferências mentais sejam inatas, podemos desenvolver o modo de pensar dos tipos opostos. É o que contribui para nosso crescimento e enriquecimento.

Por Rosa Avello, psicoterapeuta na capital paulista, é especialista em sexualidade humana pelo Instituto Sedes Sapientiae, em psicodinâmica aplicada aos negócios pelo Grupo Dirigido (GD) e na aplicação do MBTI (instrumento de identificação dos perfis psicológicos) pelo Instituto Felipelli. E-mail: rosavello@uol.com.br  Site: http://www.rosavello.com/
 
Do Portal Caras

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O amor tem suas flutuações. Não vá desistir do seu antes da hora

Passado o frenesi da paixão, quando um só tem olhos para o outro, o casal vive uma outra fase do amor, mais tranquila, em que os parceiros começam a retomar a individualidade. Essa mudança muitas vezes não acontece ao mesmo tempo para os dois, o que requer de ambos um esforço de compreensão, sob o risco de pôr a perder uma relação promissora.

O ser humano deseja ao mesmo tempo estabilidade e aventura - como nas sagas dos heróis, em que há um período de perigos e façanhas e, depois, a recompensa de uma vida tranquila ao lado dos entes queridos. Para muitos de nós, histórias e mitos são suficientes para satisfazer o desejo de aventura. Tomamos contato com eles sentados na nossa poltrona preferida ou deitados em nossa cama. Enquanto o herói enfrenta apuros nós também os enfrentamos, mas em segurança. Muitas vezes nosso desejo de aventura se aplaca quando nos sentimos na pele do herói. No entanto, nem sempre é assim. Premidos pela curiosidade e pela insatisfação com a rotina, procuramos "sarna para nos coçar", como diriam nossos sábios avós.

Porém, o desejo de estabilidade permanece, ainda que essa estabilidade seja cada vez mais difícil de se alcançar num tempo em que tudo se move. Karl Marx (1818-1883), o filósofo e economista alemão, já dizia que "tudo que é sólido se desmancha no ar". Do universo estático da Idade Média, quando o homem tinha o conforto da previsibilidade, passo a passo chegamos a um mundo em perene movimento. Em seu livro Do Big Bang ao Universo Eterno, o físico carioca Mario Novello (68) escreve que um dos últimos redutos que ainda tínhamos como estático - o Universo - é visto hoje como dinâmico e histórico. Tudo se agita. E, no entanto, continuamos precisando de estabilidade, tanto quanto de instabilidade. O leitor de aventuras está estável, lendo seu livro, e ao mesmo tempo instável, identificando-se com o herói. O soldado está num cenário convulso, com bombas ameaçando explodir seu acampamento, e em meio a tal instabilidade busca estabilidade na fotografia da amada, que contempla e beija para se assegurar a existência de um corpo e de uma alma que o acolherão.

Para duas pessoas apaixonadas, a estabilidade existe na forma de ininterrupção. Eles desejam estar e estão sempre que podem juntos. Isso, para eles, é amor. Só têm olhos um para o outro e nada que não seja sua paixão os distrai. Porém, cedo ou tarde a paixão dá lugar a um sentimento mais tranquilo, que permite que se olhe para os lados, para fora da relação apaixonada. A pessoa que estava perdida dentro da outra retoma a individualidade e, ao fazê-lo, vive processos e sentimentos que estavam latentes. Seu amor, mesmo que sólido e incontestável, não se traduz mais em dedicação total. Agora existem aproximações e afastamentos, flutuações de intensidade e qualidade, sentimentos paradoxais, ambivalências, fantasias, curiosidades que fazem olhar para além da relação.

A mudança pode acontecer em tempos diferentes para cada um. E aquele que continua apaixonado não entende o que se passa. Acha que não é mais amado, e isso se torna fonte de malentendidos. É importante que um se ponha no lugar do outro para entender o que está vivendo, mas pedir isso a um apaixonado é quase perda de tempo. O esforço virá mais facilmente daquele que já passou o período de paixão absoluta. Ele terá condições de compreender e acolher a incompreensão do parceiro, sem se revoltar com o que poderá ser sentido como tentativa de controle e dominação. Talvez valha mais a pena este esforço do que simplesmente se afastar de uma relação amorosa promissora.

Por Nahman Armony, médico psicanalista, membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (Spid), do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e da Federação Internacional das Sociedades Psicanalíticas. Publicou, entre outros livros, Borderline: Uma Outra Normalidade. E-mail: nahman@uol.com.br

Do Portal Caras